Patrocinadores não decepcionam e se destacam dentro do Parque Olímpico
O Parque Olímpico da Barra, localizado na cidade do Rio de Janeiro, durante vários dia do mês de agosto foi o local mais desejado de se estar por milhares de pessoas em todo o mundo. Entre um esporte e outro, saindo das arenas de basquete, tênis, parque aquático, entre outros, milhares de brasileiros e gringos se cruzavam tanto de dia quanto a noite.
Em meio a paixão causada pelo esporte e envolvida com toda aquela multidão o marketing estava presente, eu diria que o marketing em toda sua essência se fez presente antes, durante e após o evento olímpico. Cada um dos patrocinadores que investiram milhões para ter a sua marca exposta utilizaram alguns m2 quadrados dos 1,18 milhões de metros quadrados totais do local.
Patrocinadores Globais e Locais se prepararam durante meses e até anos para permitir aos fãs de esportes uma experiência inesquecível, e é claro, algumas marcas conseguiram isso e se destacaram perante as demais. Destaque especial a Nissan, que disponibilizou toda a frota do evento olímpico, distribuídos entre Versa, Sentra e o novo SUV da marca, o Kicks.
Além de observar vários carros da Nissan adesivados por toda a cidade, ao entrar no parque olímpico era possível visitar o Stand e participar de algumas brincadeiras, no final era possível entrar num tobogã e cair dentro de uma piscina de bolinhas, atenção para um detalhe: era necessário ficar pelo menos umas 4h (isso, quatro horas) na fila, já que a demanda era enorme e no final você poderia sair com uma “canga da Nissan” de lembrança.
E você, já parou pra pensar em alguma marca ou produto que você passaria 4h para interagir com ela? A sua marca tem todo esse poder? para quem não sabe, a Nissan tem menos de 5% (cinco por cento) de participação nas vendas de carros de todo o Brasil.
Tenho a impressão que valeu muito a pena a exposição da marca, agora é aguardar os novos números de vendas no final do ano e avaliar o quanto a Nissan ganhou de participação de mercado. Ou alguém duvida que esses números vão melhorar?
É claro que outra empresa que soube muito também trabalhar o seu espaço dentro do parque olímpico foi a já experiente Coca-Cola, a patrocinadora global das olimpíadas presenteava com uma garrafa de alumínio comemorativa os visitantes, é claro que as filas para poder conhecer a casa da Coca-Cola também era superior a 3h (três horas), dependendo do horário esse tempo também ultrapassava 4h (quatro horas).
O aprendizado aqui é, expor a marca já é tradição. A NET/Claro, por exemplo, disponibilizava Wi-Fi grátis para os frequentadores do parque, e nem por isso filas se formavam em frente ao stand. Nissan e Coca-cola mostraram que estimular a interação com todo aquele público-alvo ali disposto a desfrutar de tudo que fosse oferecido com a marca faz (e fez) toda a diferença, vale aqui também uma menção especial a Skol que criou um uma tenda onde um dj tocava ao vivo a todo momento e a Samsung que disponibilizava a experiência de vivenciar uma realidade virtual em 4D no Galaxy Studio montado no parque.
E você? Já sabe o que fazer para alguém enfrentar 4h foras de fila para interagir com a sua marca? Continue acompanhando nosso blog. Quem sabe você pode ter alguns insights conosco.