Antes dos atletas, é o Marketing que inicia a disputa por medalha no Rio

Os jogos olímpicos Rio 2016 oficialmente só terão início no dia 5 de agosto, entretanto, aqueles que visitam a cidade maravilhosa já podem observar de perto vários conceitos de marketing sendo aplicados. A mais perceptível de todas talvez seja aquilo que a imprensa chama de “envelopamento”. Painéis coloridos estão sendo instalados às margens da linha vermelha, deixando o corredor mais bonito, mais colorido, escondendo a enorme desigualdade social que existe na cidade que nada mais é que o reflexo do país.

As autoridades dizem que o objetivo não é esconder a favela, apenas dar “movimento” a avenida, embelezando o local, deixando a cidade com mais cara “olímpica”, trabalhando as cores e o grafismo da identidade visual dos jogos.

A estratégia de esconder aquilo que é considero feio é sempre utilizado por empresas da construção civil e shoppings, sempre que algum espaço no shopping está vazio, lá será encontrado um tapume, muitas vezes colorido, que tem o objetivo de se integrar a paisagem e esconder uma obra ou serviço ali realizado.

E você, já tinha pensando que um espaço vazio num shopping poderia se tornar um espaço publicitário? que a margem de uma avenida numa grande metrópole poderia ceder espaço a elementos gráficos que remetem a identidade visual de um evento internacional?

Se é marketing, a gente te ajuda entender.

 As imagens utilizadas neste post foram retiradas dos seguintes sites:
http://glo.bo/2aae7yT
http://bit.ly/29zyF0G
http://bit.ly/2adHwrb
http://bit.ly/2aadHsd