Você tem certeza que sabe quem ainda assiste Malhação? Repense!

A TV Globo tem uma novela que todo mundo conhece, mas você também pode chamar de série, ela está no ar a mais de 20 anos. Ela surgiu como uma opção na grade da emissora para atingir um público infanto-juvenil na época do seu lançamento. Da mesma forma como é bem fácil encontrar aqueles que se sentem órfãos da antiga MTV (Music Television), é muito fácil encontrar alguém com atuais trinta e poucos anos que sente saudades da época (década de 90) em que saia da escola correndo para assistir Malhação ao chegar em casa, o tempo passou, Malhação continua sendo exibida ali naquele horário pouco depois do fim da tarde, início da noite e a pergunta é?

Elenco da temporada de 1999 de Malhação.

E em 2017, quem é o atual público-alvo definido pelos diretores da Globo dessa “novelinha” tão longeva? Bom… seria muita pretensão afirmar que eu sei a resposta, mas o que eu posso afirmar é que dependendo da plataforma eu consigo responder quem assiste, e essa resposta traz algumas surpresas. E eu garanto que vai fazer você repensar suas certezas.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, eu posso afirmar que ela é assistida por senhorinhas acima de 50 anos. Calma…eu vou repetir…em João Pessoa, capital da Paraíba, Malhação é assistida majoritariamente por senhoras acima de 50 anos. É o que me diz a última pesquisa Ibope realizada entre os meses de março e abril deste ano.

Naquela faixa de horário por volta das 18h, mais de 200 mil paraibanos param na frente da TV todos os dias para assistir Malhação, e o maior público está dentro da faixa acima de 50 anos. Você pode ser perguntar: “Meoooooooo Deoooooooss, mais de 200 mil pessoas??? Isso é sério?”. Um outro instituto, o alemão GFK, publicou um estudo recente e diz que APENAS 18% dos domicílios brasileiros analisados pela pesquisa tem acesso à TV On Demand, isto é, assistem conteúdo de TV no momento que desejar, sob demanda. Esse dado por si só já explica muito, e é importante lembrar que logo após o fim de cada episódio de Malhação tem início a novela das 18h, e no Brasil o público de novela em sua maioria ainda é formado predominantemente por mulheres, é como se Malhação fosse uma espécie de “sala de espera”, o “after” das atrações principais que vão surgir no decorrer do horário nobre.

Dados disponíveis no site da Globo.com

Mas é claro que, se a novela no seu enredo é protagonizada por jovens, em algum momento Malhação atinge esse público infanto-juvenil mesmo a gente não estando mais no século passado, e a resposta é bem óbvia, o jovem consome Malhação na internet. E uma grade parcela desses jovens faz isso pela página do Gshow, canal de entretenimento da Globo.com. São mais de 21 milhões de acessos por mês em todo o país e o tempo médio dedicado a navegar na página da novela é de quase 3 minutos. Mulheres entre 15 e 34 anos são as que mais acessam a página. As mulheres correspondem por 72% dos acessos mensais, esse dado é da ComScore coletado em março desse ano.

Não se deve ignorar o aumento das vendas das Smart TVs nos últimos anos, não se deve ignorar o aumento no número de assinantes na Netflix aqui no Brasil, não se deve ignorar vários fatores que envolvem as soluções digitais existentes para divulgação de uma marca, mas é preciso sempre analisar questões culturais e questões socioeconômicas antes de decidir qual o melhor meio para divulgar a marca ou o produto do seu cliente. A solução para o problema de comunicação de uma empresa pode ou não passar pelo meio digital. Por isso é tão importante conhecer bem o seu target. Ou você vai dizer que já sabia que as senhorinhas paraibanas gostavam tanto de Malhação? acho que chegou a hora de você repensar suas certezas.

Texto escrito ao som de “Te levar – Charlie Brown Jr.”
Publicidade originalmente no site www.repense.digital em 2017