Cancelei a Netflix e tive uma aula de respeito ao cliente

Era uma noite de sábado no mês de agosto, filho e esposa adoentados, foram dormir mais cedo e lá estava eu com “tempo livre”. Nada melhor que abrir aquela planilha do excel com as despesas domésticas e fazer aquela revisão periódica de gastos do orçamento familiar (sim, me senti bem velho nesse momento). Separo minhas despesas em “despesas fixas” (condomínio, telefone, academia, plano de saúde), “despesas semi-fixas” (gás, energia, combustível) e “despesas extras” (restaurantes, vestuário, cinema). Havia um ponto que eu estava querendo cortar da planilha já tinha um tempo, a maravilhosa Netflix, nada contra, eu só estava sem tempo para desfrutar daquele momento de lazer, mas ao mesmo tempo cancelar a Netflix era um soco no estômago mostrando que o trabalho estava vencendo o lazer (no caso de quem tem filho pequeno, essa balança fica ainda mais desequilibrada), só que por algum motivo a Vivo me presenteou com três meses da assinatura do Amazon Prime Video (até agora ando desconfiado da Vivo, qual a pegadinha…) e com mais três meses pagando apenas R$ 7,90. O valor mensal da Netflix que é de R$ 32,90, isso pouco impacta no valor global de despesas mensais, porém, eu tenho o hábito de multiplicar por 12 pra saber o peso no ano. Meus amigos e clientes, com R$ 394,80 eu levo minha família pra passar um final de semana num bom hotel na praia ou pego uma bela promoção na Gol. O ponto é, se o Amazon Prime Video satisfaz a necessidade de ver séries e filmes, a solução realmente era dar tchau a Netflix, e foi aí que essa empresa me deu uma aula de respeito ao cliente. 

Primeiro, nada de ligação, fiz login na conta já cadastrada no meu notebook e fui lá em “cancelar”, ao ser levado a uma nova página ela faz uma pergunta “Você tem certeza? “ e logo embaixo eles apresentam uma opção com um valor mais em conta de pouco mais de R$ 20,00, a diferença é que a exibição não é em HD, mesmo sim eu estava decido a cancelar e foi aí que a maravilhosa experiência aconteceu, a Netflix me respondeu mais ou menos assim, “Se você quer cancelar, vá em frente, estaremos aqui quando você decidir voltar”. Não foi bem com essas palavras, mas me senti super tranquilo e com uma vontade de compartilhar a experiência com todo mundo, simplesmente porque no fim ainda rolou um “ Se você decidir voltar em até 10 meses, seu perfil, seus favoritos e suas preferências estarão aguardando por você”. Isso mesmo, durante 10 meses a Netflix não vai cancelar a minha conta, eu apenas não poderei acessá-la, se eu voltar nesse período, é como se eu nunca tivesse ido embora.

Igualzinho a minha experiência com a Claro/Net (aqui contém ironia).

Alguma dúvida do que vai acontecer quando eu voltar a planilha do excel daqui a 10 meses ?